A utilização de material lúdico acessível em uma escola da zona rural do município de Marabá, Pará, Brasil

Brenda Barros Pinto, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

Resumo


A utilização de materiais lúdicos no ensino em geral está conquistando um amplo espaço de atuação, pois anteriormente eram vistas como brincadeiras, modo de esgotar energia excedente dos alunos ou preenchimento de espaço vago durante as aulas. Com o desenvolvimento de metodologias utilizadas no ensino, os métodos lúdicos são aplicados como modo de fixar conteúdos propiciando aos alunos a interação social, raciocínio lógico e desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem dos mesmos de forma considerável. No ensino de ciências biológicas a utilização do método lúdico possibilita o desenvolvimento das aulas, tornando-as mais dinâmicas e interativas, fugindo da monotonia das aulas tradicionais. O presente trabalho foi realizado em uma escola situada na zona rural do município de Marabá/PA utilizando materiais lúdicos na disciplina de biologia sobre a teoria da evolução de Lamarck e Darwin, os resultados foram positivos sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois foi o primeiro contato de mais de 72% dos alunos do 7º ano “A” com materiais lúdicos em sala de aula.


Palavras-chave


Teoria da evolução, Materiais lúdicos, Ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069921

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Brenda Barros Pinto

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.