Técnicas de projetos: uma alternativa ao ensino aprendizagem a partir do tema gerador Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069920Palavras-chave:
ensino de ciências, técnicas de projetos, tendências de ensinoResumo
O ensino das Ciências Naturais mostra-se necessário a vinculação das Tendências Educacionais em prol de um ensino vinculado com a realidade do educando. Mediante este enfoque, procura-se conhecer a concepção dos professores sobre o uso das técnicas de projetos, suas percepções e utilização de novas estratégias que envolvam a presença direta do aluno na construção do conhecimento. Objetiva-se investigar de que forma o uso de técnicas de projetos voltados a Educação Ambiental vinculada ao ensino de ciências podem contribuir no processo ensino aprendizagem. Esta investigação teve como amostra e lócus, cinquenta e seis alunos e duas professoras de uma escola de ensino fundamental do estado do Pará. Questionários e relatos foram utilizados como coleta de dados. De acordo com processo de investigação, percebeu-se a necessidade da utilização de técnicas de projetos que levem os alunos a uma participação efetiva nas aulas e que consigam correlacionar os conteúdos com seu dia-a-dia. Além de que os discentes declararam que a experiência teve grande êxito para sua formação, pois foi possível destacar aspectos presentes da contextualização do ensino, a compreensão justificada de conteúdos bem como a formação de agentes transformadores.Downloads
Publicado
2016-05-27
Como Citar
da Silva, L. O., Rodrigues, E. S., & Mota, E. S. (2016). Técnicas de projetos: uma alternativa ao ensino aprendizagem a partir do tema gerador Educação Ambiental. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069920
Edição
Seção
Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA
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