Novas Tecnologias Educacionais: explorando o tema ar, água e solo tendo o Scratch como ferramenta pedagógica no nível fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069902Palavras-chave:
Scratch, Ensino de Ciências, Tecnologias EducacionaisResumo
Conhecendo os avanços da tecnologia dentro da sociedade e principalmente, a inserção dos recursos da informática nas modalidades de ensino, pospôs-se a utilização e a investigação quanto ao uso do programa Scratch enquanto instrumento de apoio tecnológico aos professores de ciências no desenvolvimento dos conteúdos ar, água e solo no 6º ano do nível fundamental. Buscou-se compreender quais contribuições o programa utilizado trouxe para a formação de estudantes do ensino fundamental (6º ano) e professor de uma escola do Estado do Pará que atua na área de ciências. Para coleta de dados utilizou-se questionário para o professor e roteiro de observação para os alunos e aspectos físicos da escola, seguido da aplicação de uma oficina pedagógica para o público investigado. Os resultados obtidos permitiram revelar que a introdução da tecnologia em sala de aula, especificamente programa de computador Scratch foi fundamental na aprendizagem dos alunos para o referido conteúdo. Destacando que as oficinas despertaram o interesse, participação, bem como contribuiu para uma aprendizagem mais significativa dos mesmos. Considera-se que a tecnologia é um dos recursos que está em crescente utilização nos meios escolares e representa um desafio para os avanços das aprendizagens no ensino de ciências. O professor revelou a necessidade de ferramentas que motivem os estudantes e apontam falta de atividades práticas. Nesse sentido, defende-se o uso de ferramentas como o Scratch que incentiva e auxilia a aprendizagem dos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.