Novas Tecnologias Educacionais: explorando o tema ar, água e solo tendo o Scratch como ferramenta pedagógica no nível fundamental

Autores

  • Luely Oliveira da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Eduardo Paulo Marques Raiol Universidade Federal do Pará
  • Heitor Correa Alves Universidade do Estado do Pará
  • João Paulo da Silva Martins Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069902

Palavras-chave:

Scratch, Ensino de Ciências, Tecnologias Educacionais

Resumo

Conhecendo os avanços da tecnologia dentro da sociedade e principalmente, a inserção dos recursos da informática nas modalidades de ensino, pospôs-se a utilização e a investigação quanto ao uso do programa Scratch enquanto instrumento de apoio tecnológico aos professores de ciências no desenvolvimento dos conteúdos ar, água e solo no 6º ano do nível fundamental. Buscou-se compreender quais contribuições o programa utilizado trouxe para a formação de estudantes do ensino fundamental (6º ano) e professor de uma escola do Estado do Pará que atua na área de ciências. Para coleta de dados utilizou-se questionário para o professor e roteiro de observação para os alunos e aspectos físicos da escola, seguido da aplicação de uma oficina pedagógica para o público investigado. Os resultados obtidos permitiram revelar que a introdução da tecnologia em sala de aula, especificamente programa de computador Scratch foi fundamental na aprendizagem dos alunos para o referido conteúdo. Destacando que as oficinas despertaram o interesse, participação, bem como contribuiu para uma aprendizagem mais significativa dos mesmos.  Considera-se que a tecnologia é um dos recursos que está em crescente utilização nos meios escolares e representa um desafio para os avanços das aprendizagens no ensino de ciências.  O professor revelou a necessidade de ferramentas que motivem os estudantes e apontam falta de atividades práticas. Nesse sentido, defende-se o uso de ferramentas como o Scratch que incentiva e auxilia a aprendizagem dos discentes.

Biografia do Autor

Luely Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará

http://lattes.cnpq.br/5926132844102399

Eduardo Paulo Marques Raiol, Universidade Federal do Pará

 http://lattes.cnpq.br/3897464431417513

Heitor Correa Alves, Universidade do Estado do Pará

http://lattes.cnpq.br/5336306441044335

João Paulo da Silva Martins, Universidade do Estado do Pará

http://lattes.cnpq.br/1910651515207603

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

da Silva, L. O., Raiol, E. P. M., Alves, H. C., & Martins, J. P. da S. (2016). Novas Tecnologias Educacionais: explorando o tema ar, água e solo tendo o Scratch como ferramenta pedagógica no nível fundamental. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069902

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)