I feira de ciências da cidade de Salvaterra (Pará): um exemplo de educação não formal em ciências naturais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069912Palavras-chave:
feira de ciências, divulgação científica, SalvaterraResumo
No biênio 2014/2015 foi realizado a primeira Feira Municipal de Ciências de Salvaterra que abordou a temática da sustentabilidade socioambiental do Marajó, e como resultado impulsionou a implementação de feiras de ciências nas escolas da educação básica nesta localidade. Além de formação de 20 docentes da UEPA e 19 alunos universitários treinados e capacitados em orientar trabalhos de iniciação cientifica voltados a popularização e divulgação das ciências e em realização de Feiras de Ciências em escolas públicas. A culminância das ações realizadas nas escolas, a execução da Feira Municipal, ocorreu apresentação de trabalhos elaborados e desenvolvidos por alunos e professores do ensino fundamental, médio e técnico. O título do trabalho ganhador do nível de ensino fundamental foi“a implantação da coleta seletiva na comunidade de Passagem Grande como alternativa de fonte de renda e qualidade de vida” e o trabalho ganhador do nível de ensino médio e técnico foi “aproveitamento integral dos alimentos”. A realização deste projeto possibilitou criar um importante local de divulgação cientifica, possibilitando compartilhar informações cientificas e tecnológicas com a comunidade escolar da região do Marajó. As ações realizadas durante a execução deste projeto proporcionou formação acadêmica complementar dos discentes, os quais passam a ter a possibilidade de aplicar à sociedade seus conhecimentos e, consequentemente, aprender na prática aquilo que só se aprende em atividades desse cunho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.