Avaliação microbiológica de queijo do Marajó tipo creme, de leite de búfala, elaborado em queijarias da Ilha do Marajó, Pará
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069908Palavras-chave:
qualidade, Marajó, búfalaResumo
O Queijo do Marajó, obtido a partir do leite de búfala, representa uma importante atividade econômica no Estado do Pará, em especial na Ilha do Marajó, no qual vigora a produção de forma artesanal. Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade microbiológica do Queijo do Marajó, tipo creme, de leite de búfala, elaborados em duas queijarias localizadas na Ilha do Marajó, Pará, a fim de verificar se os derivados encontram-se em condições microbiológicas e higiênico-sanitárias adequadas. Foram realizadas análises microbiológicas de Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes, Staphylococcus aureus, contagem padrão de bactérias aeróbias mesófilas, e contagem de fungos filamentosos e leveduras. Todas as análises seguiram a metodologia descrita na Instrução Normativa nº 62, de 26 de Agosto de 2003, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As médias dos resultados microbiológicos mostraram que as amostras de queijo das duas queijarias avaliadas não apresentaram contaminação por nenhum dos micro-organismos analisados, estando assim de acordo com o Regulamento Técnico de Produção do Queijo do Marajó, Portaria nº 418, de 04/03/2013. Diante dos resultados obtidos, pode-se verificar a importância de cuidados de higiene no processo de fabricação do derivado, e que o tratamento térmico utilizado nas etapas de elaboração, também contribuiu para garantir a qualidade do produto final.
Palavras-chave: qualidade, Marajó, búfala
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.