Herbário virtual e universidade: biodiversidade vegetal para ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069904Palavras-chave:
Brahms on line, Coleções científicas, Espaço virtualResumo
Coleções botânicas documentam a identidade e distribuição das espécies vegetais, sendo essenciais tanto em trabalhos básicos quanto aplicados. O herbário Profª. Drª. Marlene Freitas da Silva (MFS), localizado na Universidade do Estado do Pará (UEPA) possui espaço consolidado desde 2011, contudo seu acervo é pouco explorado no ambiente acadêmico. Este estudo objetivou criar um Herbário Virtual para o MFS, na Universidade do Estado do Pará, visando o acesso on line de dados diversificados da biodiversidade vegetal amazônica, como forma de contribuir para maior integração e socialização de informações à sociedade. Foram realizadas entrevistas informais com aplicação de formulários semiestruturados à 48 pessoas que visitaram a exposição do herbário na Semana Acadêmica da universidade. A preparação da infraestrutura dos dados do acervo para disponibilização on line, incluiu melhorias da qualidade dos bancos de informações e imagens, criação da página virtual e instalação do Brahms on line. As verbalizações dos interlocutores exteriorizaram o desconhecimento da existência do espaço na UEPA, bem como suas reflexões acerca da importância do MFS na produção de conhecimentos, destacando sua função sociocultural. A criação do espaço virtual possibilitou maior conhecimento de toda a coleção, com 5.800 amostras, 2.700 espécies, pertencentes a 886 gêneros e 173 famílias botânicas. Ademais, há também a coleção de flores, frutos, sementes e plântulas, que estão associadas a 210 registros de exsicatas. A socialização on line da biodiversidade vegetal promoveu dentro da universidade maior valorização de bens que são patrimônios naturais da humanidade, além de contribuir com dados científicos para toda a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.