Métodos semiempíricos de química quântica no ensino da entalpia das reações químicas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069903Palavras-chave:
Química computacional, Entalpia, Ensino de QuímicaResumo
A carência de métodos para auxiliar o ensino Química torna o assunto desafiador diante das didáticas de ensino. No entanto, pesquisas têm sido feitas para propor novas metodologias que visam contribuir neste sentido. Dentre as propostas, o uso do computador no auxílio ao aprendizado se destaca como sendo uma das mais promissoras. Essa metodologia pode ser bem-vinda no tratamento didático da entalpia, pois, entender esse significado requer conhecer o problema que lhe deu origem e o encaminhamento da sua solução. Neste sentido, foram realizadas simulações em um software de análise química teórica, a fim de obter a entalpia de algumas reações e compará-las com as suas entalpias experimentais. Além disso, fez-se a aplicação desse método junto a graduandos em química para verificar a viabilidade em aplicar esta atividade. Assim, este trabalho apresenta a Química computacional através de métodos quânticos semiempíricos como complemento ao ensino de entalpia das reações Químicas na graduação.Downloads
Publicado
2016-05-27
Como Citar
Martins, L. de S., & Lima, A. H. L. e. (2016). Métodos semiempíricos de química quântica no ensino da entalpia das reações químicas. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069903
Edição
Seção
Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.