Conversão catalítica de alquilaromáticos sobre catalisadores micro-mesoporosos em reator gás-sólido de leito fixo visando à obtenção de olefinas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054204Palavras-chave:
HZSM-5, MCM-41, Conversão catalítica, Alquilaromáticos, PropenoResumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a síntese e caracterização de catalisadores micro-mesoporosos e sua aplicação na reação modelo de conversão de isopropilbenzeno em microreator catalítico de leito fixo com fluxo contínuo visando à obtenção de olefinas. Catalisadores micro-mesoporosos do tipo HZSM-5/MCM-41e La/HZSM-5/MCM-41foram sintetizados através do método mecanosíntese e impregnação por via úmida, respectivamente. Os catalisadores foram caracterizados por difração de raios-X e através de reações com molécula modelo. Isopropilbenzeno (cumeno) foi usado como molécula modelo e a conversão em olefinas foi avaliada através da formação de propeno. Os difratogramas de raios-X indicaram que os catalisadores sintetizados apresentam os picos característicos da estrutura microporosa (zeólita ZSM-5) e a estrutura mesoporosa (MCM-41). Para os catalisadores contendo lantânio, picos devido à presença de óxido de lantânio também foram identificados. Os resultados indicaram que o catalisador compósito La/HZSM-5/MCM-41 foi o mais promissor na conversão do cumeno e produção de propeno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.