Estudo do desempenho de reator de leito gotejante aplicado ao processo de hidrodessulfurização do petróleo

Autores

  • Marcos Fabio Farias Souza Departamentode Química/Campus Itabaiana, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana-SE.
  • Pedro Leite de Santana Departamento de Engenharia Química/Centro Ciências Exatas, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE.

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054203

Palavras-chave:

reator de leito gotejante, hidrodessulfurização, modelo heterogêneo.

Resumo

Um modelo de reator heterogêneo unidimensional em regime transiente foi desenvolvido para simular um reator de leito gotejante aplicado à hidrodessulfurização de petróleo. O modelo incorpora a resistência à transferência de massa nas interfaces gás-líquido e líquido-sólido e uma expressão da taxa da reação baseada no modelo cinético do tipo Langmuir-Hinshelwood. Mediante estimativa de parâmetros, o modelo foi ajustado com base em dados experimentais de um reator em escala piloto e, então, validado sob diferentes condições de operação. Por fim, estudou-se tanto o efeito de inibição de H2S como também o efeito das condições operacionais sobre a conversão de HDS, tais como: pressão, temperatura, velocidade espacial horária líquida (LHSV).

Biografia do Autor

Marcos Fabio Farias Souza, Departamentode Química/Campus Itabaiana, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana-SE.

Pedro Leite de Santana, Departamento de Engenharia Química/Centro Ciências Exatas, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE.

http://lattes.cnpq.br/3987314871651010

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Souza, M. F. F., & de Santana, P. L. (2016). Estudo do desempenho de reator de leito gotejante aplicado ao processo de hidrodessulfurização do petróleo. Scientia Plena, 12(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054203

Edição

Seção

VII Seminário de Pesquisa em Engenharia Química - Edição financiada pela CAPES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)