Estudo do desempenho de reator de leito gotejante aplicado ao processo de hidrodessulfurização do petróleo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054203Palavras-chave:
reator de leito gotejante, hidrodessulfurização, modelo heterogêneo.Resumo
Um modelo de reator heterogêneo unidimensional em regime transiente foi desenvolvido para simular um reator de leito gotejante aplicado à hidrodessulfurização de petróleo. O modelo incorpora a resistência à transferência de massa nas interfaces gás-líquido e líquido-sólido e uma expressão da taxa da reação baseada no modelo cinético do tipo Langmuir-Hinshelwood. Mediante estimativa de parâmetros, o modelo foi ajustado com base em dados experimentais de um reator em escala piloto e, então, validado sob diferentes condições de operação. Por fim, estudou-se tanto o efeito de inibição de H2S como também o efeito das condições operacionais sobre a conversão de HDS, tais como: pressão, temperatura, velocidade espacial horária líquida (LHSV).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.