Utilização de produtos naturais da região do Xingu em experimentos didáticos para o ensino de Química Orgânica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069901Palavras-chave:
Ensino de Química Orgânica, Experiência, Óleo EssencialResumo
A experimentação e a contextualização no ensino de Química são aliadas no processo de ensino – aprendizagem, por facilitar e motivar os alunos na compreensão dos conteúdos e também por ajudar a desenvolver a capacidade de compreender os fenômenos químicos presente em seu dia – a – dia. O emprego de aulas práticas experimentais torna – se uma estratégia didática importante para o processo de construção de conhecimento científico estimulando assim o caráter investigativo do aluno, vale ressaltar a importância da teoria com a prática para construção do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.M Polivalente, no município de Altamira – PA com a turma do 3º ano do ensino médio turno da tarde. A prática foi realizada com a presença de 30 (trinta) alunos e dividida em 03 (três) momentos; aula dialogada e participativa onde foram introduzidos os conceitos facilitadores na aprendizagem de compostos Químicos, uma atividade experimental utilizando materiais de fácil acesso e de baixo custo na construção de um extrator artesanal para a extração de óleo essencial da planta Alfavaca (Ocimum Basilicum L.), e a aplicação de um questionário com o intuito de verificar a aprendizagem por parte dos estudantes. Os resultados permitiram perceber a interferência do ensino formal quando se pretende mediar aprendizagens por descoberta e em que medida a experimentação pode tornar a aprendizagem significativa. Diante dos resultados obtidos com a experiência em sala de aula com os alunos conclui que apesar dos professores acharem a experimentação um recurso importante para o processo de ensino aprendizagem eles poucos utilizam essa prática.
[SP1]Usar fonte Times New Roman Resumo, tamanho 10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.