Avaliação da fragmentação da cobertura arbórea de Maringá/PR utilizando geotecnologias
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.090201Palavras-chave:
arborização urbana, conectividade, ecologia da paisagemResumo
A cobertura arbórea urbana desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental nas cidades. O uso de recursos e ferramentas gratuitas, que auxiliem os tomadores de decisão no planejamento e manejo das florestas urbanas, é uma tendência que deve ser incentivada. O objetivo deste trabalho foi avaliar a fragmentação e conectividade da cobertura arbórea urbana da cidade de Maringá/PR, por meio da aplicação do complemento LecoS de ecologia de paisagem, utilizando como base imagens e programas gratuitos. Para a extração das classes de uso e ocupação do solo, imagens RapidEye dos anos de 2012 e 2013 foram recortadas tomando como base a mancha urbana do município, e, em seguida, submetidas à classificação supervisionada. No programa livre Quantum GIS, aplicou-se a função Effective Mesh Size (meff) do complemento de ecologia de paisagens LecoS, a fim de obter as porcentagens de fragmentação da cobertura arbórea com base na área total da classe. Observou-se que a cobertura arbórea urbana de Maringá reduziu 11,4% entre 2012 e 2013 (de 14,9% para 13,2%), muito provavelmente devido ao manejo da vegetação (supressão). No entanto, a conectividade entre os fragmentos aumentou de 0,4% para 16,8% no mesmo período, indicando que lacunas na cobertura arbórea estão se fechando, tornando-a mais homogeneamente distribuída. Demais variações encontradas nas imagens são devidas à qualidade e à resolução espacial. É desejável que a cobertura arbórea esteja distribuída igualmente no tecido urbano, para que um número maior de habitantes desfrute dos benefícios trazidos pelas árvores às cidades.Downloads
Publicado
2016-09-27
Como Citar
Mendes, F. H., Petean, F. C. de S., Polizel, J. L., & Silva Filho, D. F. da. (2016). Avaliação da fragmentação da cobertura arbórea de Maringá/PR utilizando geotecnologias. Scientia Plena, 12(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.090201
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.