Geoprocessamento como ferramenta para a avaliação de áreas para a construção de aterros sanitários
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.075301Palavras-chave:
avaliação, aterro sanitário, geoprocessamentoResumo
A destinação adequada de resíduos sólidos tem sido uma preocupação frequente no Brasil, principalmente, depois de sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a substituição de lixões por aterros sanitários. Diante dessa preocupação, a implantação dos aterros sanitários tem como aliado importante, o geoprocessamento, que atua na prévia de escolha de região adequada ou na confirmação da mesma na construção de aterros. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a adequabilidade das áreas que foram escolhidas para a construção dos aterros sanitários no Estado de Sergipe, utilizando principalmente, os dados de hidrografia, tipo e uso do solo das áreas de estudo sendo processados através do software AcGIS, versão 10.1. A partir dos resultados obtidos, observou-se uma irregularidade relacionada ao fato das sedes municipais em estudo estarem parcialmente inseridas no raio de 2000 m no entorno dos respectivos aterros sanitários, podendo ser um risco a saúde pública. Desse modo, conclui-se que o geoprocessamento é uma importante ferramenta no processo de avaliação da localização adequada para a construção de aterros sanitários e, consequentemente, contribui para a melhoria na qualidade ambiental e para a proteção da saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.