A reconciliação de dados na resolução de problemas industriais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.084201Palavras-chave:
Reconciliação de dados, variáveis, processos industriais.Resumo
Variáveis de processos industriais possuem importância fundamental para o desenvolvimento, entretanto muitas das vezes se não forem medidas corretamente podem carregar consigo erros que tendem a modificar suas características e até prejudicar o resultado final. O presente estudo consistiu na aplicação da técnica da reconciliação de dados (RD) uma ferramenta matemática para o ajuste de medidas que tendem a obedecer às restrições mássicas e energéticas dos processos em dois modelos adaptados de plantas industriais operando em sistema estacionário com restrições lineares. No primeiro caso uma indústria de produtos intermediários de fertilizantes onde aplicou-se como etapa principal a classificação das variáveis para observabilidade do sistema. No segundo caso uma planta de polimerização de um polo petroquímico foram observadas as variáveis utilizando duas funções robustas que pretendiam atenuar erros em medidas. Os resultados obtidos mostraram que a técnica concebida com base em modelo estatístico resultou na convergência do método com um menor número de iterações, correção dos dados medidos e consequentemente redução da variância das variáveis importantes para o processo. O uso dessa técnica para resolução de problemas da engenharia química torna-se valorosa tendo em vista a grande quantidade de instrumentos encontrados nas plantas industriais, que geram milhares de medidas que necessitam de um elevado nível de confiabilidade para uma operação adequada da planta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.