Caracterização química e morfológica de mistura de ureia com vermiculita encapsulada em derivado celulósico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.087201Palavras-chave:
produto de liberação controlada, ureia, vermiculita.Resumo
Estudos que tenham por objetivo inibir a evaporação e a nitrificação em adubação de solo com aplicação de fertilizantes nitrogenados são bem-vindos para a agricultura mundial, uma vez que resultam na conservação do fertilizante nitrogenado no solo e no aumento da eficiência da absorção do nitrogênio (N) pela planta. O presente trabalho trata da avaliação de incorporação de ureia em vermiculita, por processo de mistura encapsulada com derivado celulósico, obtida por extrusão quanto ao seu potencial de liberação controlada de nitrogênio. O teor de ureia empregado na mistura foi de 30% em massa e a solução aquosa de derivado celulósico utilizada no encapsulamento foi de 1% em massa de carboximetilcelulose (CMC). Caracterização química e morfológica dos componentes e do produto obtido foi realizada, respectivamente por FTIR e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados das análises químicas e morfológicas mostraram que o processo de incorporação da ureia na vermiculita se deu de forma efetiva e não alterou a estrutura lamelar compacta e disposta em camadas de blocos sobrepostas, típica desse argilomineral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.