Cristalização da zeólita mordenita com adição de sementes em meio reacionais com diferentes razões SiO2/Al2O3
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.043101Palavras-chave:
síntese, zeólita, mordenita, semente.Resumo
A síntese das amostras de mordenita foram realizadas através do método hidrotérmico, utilizando dois tipos diferentes de sementes de cristalização (mordenita e ferrierita), onde foram explorados a variação de alguns parâmetros de síntese, como a razão SiO2/Al2O3 = 20, 60 e 100, e a razão OH/SiO2= 0,2, 0,3 e 0,4, em diferentes tempos de cristalização, à temperatura de 170 °C. As amostras foram caracterizadas por difratometria de raios X (DRX), análises termogravimétricas (ATG), adsorção de nitrogênio a -196 °C (BET) e dessorção à temperatura programada de amônia (DTP-NH3). Constatou-se que a utilização da razão OH/SiO2 = 0,4, em conjunto com as sementes de MOR e FER foram obtidas as amostras mais cristalinas, evidenciando o papel crucial do agente mineralizante OH- no meio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.