Gorceixita em Nefelina Sienitos do Stock Rio Pardo, Província Alcalina do Sul do Estado da Bahia, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.035301Palavras-chave:
Mineralogia, foid-sienitos, alteraçãoResumo
I Identificou-se pela primeira vez a gorceixita (BaAl3(PO4)(PO3OH)(OH)6) em nefelina sienitos do Stock Rio Pardo, na Província Alcalina do Sul do Estado da Bahia, que é um raro fosfato de bário aluminoso. Esse mineral ocorre, com tamanhos inferiores a 20 μm, na periferia ou em fraturas de cristais de flúor-apatita. As fraturas nos cristais de gorceixita são ocupadas por barita (BaSO4) e monazita [(Ce,La,Nd)(PO4)]. Os contatos reentrantes entre os cristais de gorceixita e de flúor-apatita foram interpretados como devido à atuação de fluidos tardios, e a presença de barita e monazita indicam que as soluções de baixa temperatura que formaram a gorceixita foram igualmente responsáveis pela formação destes minerais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.