Gorceixita em Nefelina Sienitos do Stock Rio Pardo, Província Alcalina do Sul do Estado da Bahia, Nordeste do Brasil

Herbet Conceição, Rebeca Monteiro Castro Tavares Figueiredo, Jailson Junior Alves Santos, Maria Lourdes Silva Rosa, Rita Cunha Leal Menezes Oliveira

Resumo


I Identificou-se pela primeira vez a gorceixita (BaAl3(PO4)(PO3OH)(OH)6) em nefelina sienitos do Stock Rio Pardo, na Província Alcalina do Sul do Estado da Bahia, que é um raro fosfato de bário aluminoso. Esse mineral ocorre, com tamanhos inferiores a 20 μm, na periferia ou em fraturas de cristais de flúor-apatita. As fraturas nos cristais de gorceixita são ocupadas por barita (BaSO4) e monazita [(Ce,La,Nd)(PO4)]. Os contatos reentrantes entre os cristais de gorceixita e de flúor-apatita foram interpretados como devido  à atuação de fluidos tardios, e a presença de barita e monazita indicam que as soluções de baixa temperatura que formaram a gorceixita foram igualmente responsáveis pela formação destes minerais. 


Palavras-chave


Mineralogia, foid-sienitos, alteração

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2016.035301

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.