Associações entre caracteres de genótipos mutantes de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.091001Palavras-chave:
agente mutagênico, análise de trilha, caracteres agronômicosResumo
O trabalho teve por objetivo identificar através da análise de trilha as relações existentes entre caracteres de importância agronômica em genótipos mutantes de cana de açúcar. O genótipo IAC-873396 foi utilizada como genitor para indução de mutação, para o processo de indução foi utilizado o agente mutagênico metil metano sulfonado. As variáveis analisadas foram: comprimento do colmo, número de gemas, diâmetro da base, do meio e do ápice do colmo, grau brix da base, meio e ápice, brix do caldo, massa de colmos, massa do bagaço e rendimento de suco. Para obtenção de genótipos com maior massa de colmo por hectare deve-se observar genótipos com maior comprimento de colmo, diâmetro do ápice, brix do caldo, massa do bagaço e rendimento de caldo. Para genótipos com maior brix do caldo deve ser observado maior comprimento do colmo, diâmetro do ápice, brix do meio do colmo, brix do ápice do colmo e massa de colmo e genótipos com menor diâmetro da base do colmo. Para genótipos com maior rendimento observa-se maior diâmetro da base, massa de bagaço e principalmente massa de colmo.Downloads
Publicado
2016-09-27
Como Citar
Nardino, M., Carvalho, I. R., Ferrari, M., Pelegrin, A. J. de, Szareski, V. J., Schmidt, D., … Souza, V. Q. de. (2016). Associações entre caracteres de genótipos mutantes de cana-de-açúcar. Scientia Plena, 12(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.091001
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.