Determinação de constituintes inorgânicos em méis de abelha coletados no estado de Sergipe por espectrometria de absorção atômica com chama (AAS)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.077201Palavras-chave:
Mel de abelha, minerais, Espectrometria de Absorção AtômicaResumo
A procura por produtos naturais e saudáveis cresceu de forma significante, o que conduziu à busca pela qualidade e segurança alimentar de produtos como o mel. O objetivo deste trabalho foi pesquisar o teor de constituintes inorgânicos (Na, K, Ca, Co, Fe, Ni, Mg, Mn e Pb) em mel de abelhas Apis mellifera provenientes de quatro municípios do Estado de Sergipe – Poço Redondo, Japaratuba, Porto da Folha e Barra dos Coqueiros, estabelecendo se estes minerais estão fora dos valores máximos permitidos. Os analitos foram determinados por espectrometria de absorção atômica (E.A.A.). Os valores para os minerais foram: Fe (9,35 – 49,82 mg kg-1), Mn (0,71 – 5,80 mg kg-1), Mg (7,82 – 112,63 mg kg-1), K (266,34 – 1.299,39 mg kg-1), Na (14,21 – 174,84 mg kg-1) e Ca (20,04 – 81,71 mg kg-1). Todos se apresentaram dentro dos valores máximos recomendados na legislação nacional e internacional vigente. Também foi possível fornecer subsídios aos apicultores e técnicos a respeito das características específicas do mel, como produto natural único.Downloads
Publicado
2016-07-20
Como Citar
Almeida, M. C., Borges Garcia, C. A., Garcia, H. L., Andrade, A. C. S., & Souza, M. R. dos R. (2016). Determinação de constituintes inorgânicos em méis de abelha coletados no estado de Sergipe por espectrometria de absorção atômica com chama (AAS). Scientia Plena, 12(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.077201
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.