Seleção de rizobactérias como promotoras de crescimento em melancia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.040201Palavras-chave:
bacterização de sementes, BPCP, CucurbitaceaeResumo
As bactérias promotoras de crescimento de plantas (BPCP) são encontradas aderidas ao solo ou colonizando a superfície de raízes de muitas culturas, aumentando a sua produtividade. O objetivo deste trabalho foi caracterizar bactérias provenientes de solos cultivados com cucurbitáceas e avaliar o seu efeito no desenvolvimento de plântulas de melancia cv. Crimson Sweet. Após o isolamento das bactérias, procedeu-se a caracterização fenotípica e o agrupamento pelo método UPGMA com base no coeficiente de Bray-Curtis. Na avaliação da eficiência na promoção de crescimento, os tratamentos consistiram de 44 isolados bacterianos e a testemunha, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições. Inoculou-se cada isolado bacteriano na concentração de 4,5 x 10-8 UFC.mL-1 nas sementes, durante 24 horas. As testemunhas foram imersas em água destilada e esterilizada pelo mesmo período de tempo. Decorridos 20 dias após a semeadura, avaliou-se o comprimento e a biomassa seca da parte aérea e radicular. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott, a 5% de significância. Dos 44 isolados bacterianos, o dendrograma permitiu a formação de 29 grupos distintos a 80% de similaridade. O isolado UNEB 55 proporcionou aumento no comprimento e biomassa seca da parte aérea e radicular da melancia. Os isolados UNEB 05, UNEB 27, UNEB 53 e UNEB 57 induziram aumento no comprimento da parte aérea, sem efeito deletério nas demais variáveis. Esses resultados indicam que estes isolados poderão ser utilizados como promotores de crescimento em melancia.Downloads
Publicado
2016-04-08
Como Citar
Leite Pais, A. K., Rodrigues da Silva, J., Campos Alencar, F., Peixoto, A. R., Cardoso de Souza, J., & da Paz, C. D. (2016). Seleção de rizobactérias como promotoras de crescimento em melancia. Scientia Plena, 12(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.040201
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.