Influência da época de colheita no teor de sólidos solúveis em frutos de minitomate
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.120203Palavras-chave:
Solanum lycopersicon L., cultivo protegido, características organolépticasResumo
Existem poucas informações publicadas sobre o efeito da época de colheita no teor de sólidos solúveis - SS (°Brix) de frutos de minitomate. Diante disso, o objetivo do trabalho foi comparar o teor de sólidos solúveis de híbridos de minitomate, portadores do hábito de crescimento determinado versus indeterminado em função da época de colheita. O experimento foi realizado em estufa agrícola, com seis tratamentos: Mascot (hábito de crescimento indeterminado), TSV918 (hábito de crescimento indeterminado), TSV912 (hábito de crescimento indeterminado), TSV678 (hábito de crescimento indeterminado), TSV1278 (hábito de crescimento determinado), TSV910 (hábito de crescimento determinado). Foram realizadas três colheitas em época distintas (90, 120 e 150 dias após o semeio - DAS) formando um fatorial 6 x 3. Durante as duas primeiras épocas de colheita (90 e 120 DAS) obteve-se os melhores teores de SS. Houve diferença significativa para os frutos coletados no ciclo final das plantas (150 DAS). O teor de sólidos solúveis variou durante as colheitas (90, 120 e 150 DAS), sendo inferior na última colheita (150 DAS). O hábito de crescimento influenciou o teor de SS apenas no início da colheita (90 DAS).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.