Comportamento da remoção de matéria organica (DQO) e nitrogênio amoniacal em um reator de leito estruturado operado sob aeração intermitente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.034201Palavras-chave:
Aeração intermitente, Reator de leito estruturado, Espuma de poliuretanoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento da remoção de matéria orgânica (Demanda Química de Oxigênio – DQO) e nitrogênio (N-amoniacal) em um reator de leito estruturado e fluxo contínuo, operado com aeração intermitente (AI). O reator utilizado possuía volume útil de 9,4L, e foi preenchido com estruturas verticais de espuma de poliuretano. O sistema foi operado durante 38 dias sob aeração intermitente (4 h aerado (AE) e 2 h não aerado (AN)) com taxa de recirculação de 3 vezes a vazão de entrada. O Tempo de Detenção hidráulico (TDH) trabalhado foi de 16 h. Durante a operação do reator foram realizadas análises para determinação do pH, alcalinidade, temperatura, DQO, N-amoniacal, nitrito – N-NO2-, nitrato - N-NO3-, Nitrogênio Kjeldhl Total (NKT) e Sólidos em Suspensão Voláteis (SSV). No 380 dia foram realizadas análises durante 3 ciclos de AI, totalizando 18 h de obtenção de dados, sendo realizadas coletas de efluente de 1 em 1 h, para determinar o perfil do consumo de DQO e N--amoniacal. O reator atingiu eficiência média de 88% em termos de remoção de DQOT e 72% de remoção de NKT, durante os 38 dias de operação. Durante os ensaios do perfil foram encontradas remoçôes média de DQOT e N-amoniacal, na fase AE de 92±1% e 49±8%, respectivamente e na fase AN de 90±4% e 46±6%, respectivamente. Dos resultados foi possível concluir que a AI não afetou de forma significativa o percentual de remoção de DQOT e N-amoniacal no reator.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.