Avaliação histológica dos efeitos da crotoxina de – Crotalus durissus terrificus na pele do dorso de ratos Wistar

Autores

  • T. F. Silva Fundação Hermínio Ometto-Uniararas
  • G. T. Santos Fundação Hermínio Ometto-Uniararas
  • F. S. Mendonça Fundação Hermínio Ometto-Uniararas
  • A. M. Soares Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP
  • L. M. G. Neves Fundação Hermínio Ometto-Uniararas
  • M. A.M. Esquisatto Fundação Hermínio Ometto-Uniararas
  • M. V. Mazzi Fundação Hermínio Ometto-Uniararas

Palavras-chave:

crotoxina, pele, inflamação

Resumo

O veneno crotálico é constituído de enzimas, toxinas e peptídeos. A crotoxina corresponde à maior fração protéica do veneno e é responsável por alterações fisiopatológicas importantes. As principais manifestações clínicas da crotoxina incluem: neurotoxicidade, miotoxicidade e citototoxicidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar histologicamente os efeitos locais da crotoxina na pele do dorso de ratos Wistar. Diferentes concentrações da crotoxina (5μg, 10μg, 20μg, 40μg e 80μg) foram injetadas intradermicamente em 18 ratos Wistar machos. Após 24 horas da injeção, as peles foram retiradas, processadas e analisadas por microscopia de luz. As amostras de tecidos do grupo controle negativo (solução salina) mostraram características histológicas típicas de pele normal com alguns pontos de infiltrado inflamatório e crostas de fibrina.  Todas as concentrações utilizadas induziram alterações histológicas que reproduziram de maneira crescente e dose dependente os danos teciduais. O edema e a hemorragia foram heterogêneos nas diferentes concentrações da toxina. Dermonecrose foi identificada nas regiões mais profundas da derme, em concentrações maiores. Nas concentrações a partir de 10µg, a inflamação foi caracterizada por leucocitose e neutrofilia, comparados ao controle.  Degeneração de estruturas teciduais foi evidenciada nos animais tratados com 40µg. As fibras colágenas apresentaram pouca modificação entre os grupos tratados e controle. No entanto, os feixes de fibras tornaram-se mais eosinofílicos nos grupos tratados com 40 e 80µg de toxina. Nossos resultados corroboram em demonstrar os efeitos histológicos da crotoxina (PLA2) no envenenamento crotálico, que são de difícil interpretação.

Palavras-chave: crotoxina, pele, inflamação.

Biografia do Autor

M. V. Mazzi, Fundação Hermínio Ometto-Uniararas

Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Área de Concentração em Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos, realizado no Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), no período de 08 de Março de 1999 a 21 de Fevereiro de 2002. Pós-graduando bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dissertação de Mestrado intitulada: "Purificação da ascorbato oxidase de abobrinha (Cucurbita pepo medullosa) por eletroeluição para aplicação na determinação de vitamina C". Doutorado em Toxicologia, Área de Concentração em Toxicologia, Conceito Capes Nível 6, realizado no Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no período de 04 de Março de 2002 a 19 de Agosto de 2005. Tese de Doutorado intitulada: “Caracterização Funcional e Estrutural de uma Metaloprotease Hemorrágica isolada da peçonha de Bothrops jararacussu".  

Pós-doutorado em Toxicologia, Área de Concentração em Toxicologia, Conceito Capes Nível 6, realizado no Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no período de Março de 2008 a Agosto de 2009. Pós-graduando bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Efeitos genotóxicos e neuroquímicos de toxinas de venenos de serpentes em células Humanas in Vitro.”

Atualmente atuo como Professor e Pesquisador da Fundação Hermínio Ometto-Uniarara-SP, integrando o grupo de pesquisa "Alterações Estruturais e Metabólicas em Sistemas Biológicos" do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas.

Downloads

Publicado

2012-03-02

Como Citar

Silva, T. F., Santos, G. T., Mendonça, F. S., Soares, A. M., Neves, L. M. G., Esquisatto, M. A., & Mazzi, M. V. (2012). Avaliação histológica dos efeitos da crotoxina de – Crotalus durissus terrificus na pele do dorso de ratos Wistar. Scientia Plena, 8(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/269