Instrumentação e Calibração de célula de Carga para uso em Pavimentação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.113309Palavras-chave:
pavimentação, instrumentação, tensões principaisResumo
Pavimentos são estruturas que sofrem desgaste com o tempo por conta do tráfego, ou seja, com a passagem de carga sobre a via. Os tipos de dano mais comuns aos pavimentos são aqueles causados pelo acúmulo de cargas ao longo do tempo, propiciando a fadiga em camadas cimentadas e o cisalhamento de camadas granulares. Para auxiliar na análise de tensões que resultam nesses danos, esta pesquisa propõe definir diretrizes para a confecção e calibração de células de carga para realizar instrumentação de pavimentos rodoviários. Este instrumento permite que se conheça o real estado de tensões em camadas do pavimento, assim fornecendo subsídios a definição de critérios de projeto a partir de observações em campo. Para tanto, foi realizada a calibração da célula de carga de forma estática, situação muito semelhante à utilizada em ensaios quase-estáticos (5 km/h) para obtenção de linha de influência de deflexões no pavimento. Nesta etapa também foi possível observar que a resposta elétrica da célula de carga, para uma situação com confinamento, foi o dobro em comparação a uma situação sem confinamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.