Avaliação da influência da adição de fibras de aço no concreto fluido solicitado por tensões de tração
DOI:
https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2015.113306Palavras-chave:
Concreto Fluido Reforçado com Fibras, Fibras de aço, Tração por Compressão Diametral.Resumo
O desenvolvimento de novas tecnologias na produção do concreto ao longo do tempo vêm permitindo elevar a sua resistência à compressão, melhorar a trabalhabilidade e garantir maior durabilidade. Apesar de suas muitas vantagens e melhorias atingidas, o concreto apresenta limitações relacionadas ao seu comportamento frágil quando na presença de esforços de tração. Uma alternativa para contornar este problema é a utilização de armadura dispersa por meio de fibras no concreto, obtendo-se assim um material compósito que possui características diferentes do material original. Buscando colaborar na avaliação da eficiência da adição de fibras, o presente trabalho analisa o comportamento de concretos fluidos reforçados com fibras de aço, submetidos a tensões de tração, considerando como parâmetros de influência o fator de forma e a fração volumétrica. Para isso, foram utilizados corpos-de-prova cilíndricos de dimensões de 10 cm x 20 cm de concreto fluido de resistência usual, com teor de fibras de aço de 0,4% e 0,8% da quantidade de cimento em massa e com fatores de forma de 33, 50 e 80. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios de tração por compressão diametral. Com os resultados obtidos foi possível afirmar que a matriz cimentícia fluida, com adição de fibras com maior fator de forma e maior fração volumétrica tendem a ser mais eficientes na presença de esforços de tração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.