Concreto estrutural com britas de Tomar do Geru no Estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.113305Palavras-chave:
Tomar do Geru, agregado britado, ensaios comparativosResumo
Agregados são insumos básicos para os concretos, que têm sua qualidade dependente, dentre outros fatores, de bons índices tecnológicos de seus componentes. Os agregados graúdos influenciam na resistência mecânica e durabilidade dos concretos. O objetivo do presente trabalho foi verificar a viabilidade da utilização de britas de duas jazidas do município de Tomar do Geru, Sergipe, chamadas de GR-504 e GR-505, na produção de concretos estruturais. Foram feitos ensaios de resistência à compressão axial, módulo de elasticidade à compressão e tração por compressão diametral, comparando os concretos feitos com essas britas, com um concreto de referência, moldado com brita frequentemente usada em concretos estruturais. Ao comparar o concreto de referência, com aqueles que continham as britas estudadas, observaram-se reduções de resistência à compressão, da ordem de 2,6% e 11,9%, respectivamente, para as britas GR-504 e GR-505. O módulo de elasticidade teve reduções de 9,3% e 14,8%, respectivamente, para as britas GR-504 e GR-505, da mesma forma que a resistência à tração indireta, com reduções de 1,4% e 6,1%, respectivamente. Porém essas reduções foram consideradas aceitáveis, pois todos os três concretos, com brita comercial, brita GR-504 e brita GR-505, alcançaram valores de resistência à compressão superiores à resistência característica à compressão (fck) fixada na dosagem do concreto. Foi possível concluir que as britas das duas jazidas de Tomar do Geru podem produzir concretos que, em termos de desempenho mecânico, podem ser aplicados com finalidades estruturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.