Desenvolvimento de lista de boas práticas para o processo de elevação da alvenaria
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.113304Palavras-chave:
boas práticas, atividades facilitadoras, construção enxutaResumo
As empresas construtoras necessitam aplicar conceitos, métodos e técnicas enxutas, para a identificação de atividades que não agregam valor ao produto. Nesse contexto, inserem-se as atividades que contribuem para a melhoria dos processos construtivos. São as boas práticas que buscam eliminar fatores que gerem interrupções nos processos que ocorrem nos canteiros de obras. O objetivo deste estudo consiste em desenvolver uma lista de boas práticas para o processo de elevação da alvenaria estrutural, verificando a frequência de aplicação dessas atividades nos canteiros de obras. O método de trabalho adotado foi o de realização de entrevistas não estruturadas com os gerentes de obras, visitas técnicas e aplicação de lista de verificação para investigar a importância que os gestores dão ao uso de atividades que facilitem o trabalho. Como resultado, foi elaborada uma lista de boas práticas, que constatou que a negligência da maioria dessas atividades poderia resultar na ocorrência de perdas por making-do e, consequentemente, em retrabalhos. A aplicação do checklist nos canteiros mostrou que, mesmo sem perceber, os gerentes utilizam as boas práticas no seu dia a dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.