Estudo cinético e de equilíbrio da biossorção de Cr(VI) de solução aquosas usando mesocarpo de maracujá-amarelo como biossorvente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.124201Palavras-chave:
biossorção de Cr(VI), mesocarpo de maracujá, estudos cinético e de equilíbrio.Resumo
Este estudo objetivou avaliar a potencialidade do mesocarpo de maracujá (Passiflora edulis) como biossorvente no tratamento de soluções aquosas com Cr(VI). A influência do pH, tempo de contato e a concentração inicial de cromo na remoção de Cr(VI) das soluções foram investigados. O biomaterial (pó de mesocarpo de maracujá) foi obtido através de tratamento térmico a 400 °C. A determinação de Cr(VI) foi feita por espectrofotometria UV-visível através da complexação com 1,5-difenilcarbazida, medindo a absorbância no comprimento de onda de 540 nm. O tempo de contato necessário para atingir o equilíbrio e o pH ótimo foram 3 horas e 2.0, respectivamente. A cinética de biossorção dos íons de Cr(VI) foi descrita através do modelo de pseudossegunda ordem. Os dados de equilíbrio químico foram analisados usando os modelos de Langmuir e Freundlich e os parâmetros foram determinados através de programação matemática não-linear. O processo de sorção foi melhor representado pelo modelo de Freundlich. Os resultados mostraram que o biossorvente removeu em média 74% de Cr(VI) em 180 minutos, possuindo capacidade máxima de biossorção de 13,0 mg g-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.