Choque térmico na superação da dormência de diásporos de Tectona grandis L. f.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.030201Palavras-chave:
dormência, diásporos, emergênciaResumo
O objetivo deste trabalho foi testar tratamentos pré-germinativos para superar dormência de diásporos de Tectona grandis L. f.O experimento foi conduzido no Laboratório de Sementes e no viveiro da UFT - Campus de Gurupi. A coleta dos diásporos foi realizada emseis árvores matrizespresentes no sistema agroflorestal. Os tratamentos testados foram: (T1) diásporos intactos; (T2) aquecimento dos diásporos em estufa a 80 ºC por 12 h, sem imersão em água; (T3) aquecimento dos diásporos em estufa a 80 ºC por 12 h, seguido de imersão em água por 6 h; (T4) aquecimento dos diásporos em estufa a 80 ºC por 12 h, seguido de imersão em água por 8 h; (T5) aquecimento dos diásporos em estufa a 80 ºC por 12 h, seguido de imersão em água por 10 h; (T6) embebição por 16 h dos diásporos à noite e aquecimento ao sol por 8h durante o dia, seguido de embebição no final por 24 h; (T7) embebição por 16 h dos diásporosà noite e aquecimento ao sol por 8 h, por três dias, e embebição no final por 24h. Foi avaliada a emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência, comprimento e biomassa. As médias foram submetidas à análise de variância e comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.Conclui-se que o tratamento (T2)proporcionou os melhores resultados de porcentagem e índice de velocidade de emergência, mas ainda proporcionou baixos valores, necessitando novos estudos com essa espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.