Formação de Professores em publicações da Revista Química Nova na Escola na última década
Palavras-chave:
Formação de professores. Artigos. Revista QNEsc.Resumo
A prática pedagógica pode ser entendida de distintas maneiras entre os diversos docentes. O desenvolvimento/publicação de pesquisas é uma maneira de apresentar informações importantes e peculiares como também uma forma de auxiliar os docentes e estudantes de graduação na compreensão de questões essenciais que poderão surgir no decorrer da prática profissional. A pesquisa teve por objetivo apresentar publicações da Revista Química Nova na Escola (QNEsc) do período de 2004 a 2014 sobre a formação de professores e foi realizada no site da revista (http://qnesc.sbq.org.br/index_site.php), com o propósito de obter trabalhos no contexto de formação docente. A QNEsc foi escolhida por ser uns dos instrumentos de pesquisa mais usufruído por estudantes de graduação no curso de química licenciatura, em pesquisas, leituras. Os dados foram obtidos por meio de palavras-chaves das publicações, sendo escolhidos os que apresentavam os termos: Professor; Formação de Professores; Formação de Professor de Química; Formação Inicial; Formação Docente; Prática Pedagógica; Prática docente. Desta maneira, caracterizam-se como critérios da pesquisa: publicações dos últimos dez anos, informações obtidas das palavras-chave dos artigos e existência de um dos termos descritos. Constatou-se que apenas a partir do ano de 2007 as publicações passam a ser trimestrais - Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro - de 2004 a 2007 eram apenas duas e após 2008 cada volume apresenta quatro números. Dos volumes 19 a 36 – publicações que compreendem o período estabelecido – foram encontrados 33 trabalhos, os quais apresentam distintas vertentes e são desenvolvidos tendo por foco: PIBID, experimentação, currículos, licenciaturas, diários de campo/observação, outros.Downloads
Publicado
2015-06-17
Como Citar
Silva, G. S. da, & Santos, D. O. (2015). Formação de Professores em publicações da Revista Química Nova na Escola na última década. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2519
Edição
Seção
Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.