Ocorrência de parasitoses gastrintestinais em vacas leiteiras e respectivos bezerros durante o período de amamentação, na Fazenda São Paulinho, Município de Itapicuru/BA
Palavras-chave:
bovinos, parasitas e período de lactação.Resumo
A bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário mundial. O objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência de parasitas em vacas e bezerros no período de amamentação correlacionando com o peso dos mesmos, além de fazer a identificação das espécies de Eimeria spp. das amostras estudadas. Para tanto, as amostras fecais foram processadas por sedimentação e flutuação em solução salina saturada para quantificação dos ovos e oocistos por grama de fezes. Constatou-se a presença de Moniezia expansa, além das prevalências de 66% e 33% dos bovinos parasitados por helmintos e coccídeos respectivamente. A prevalência encontrada nas amostras dos bezerros foi maior que nas vacas com 46,6% para infecções concomitantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.