Avaliação da bioestimulação como ferramenta adicional a tratamento hormonal de sincronização de cio em vacas Nelore
Palavras-chave:
Efeito touro, Fertilidade, Bovinos de corte.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da bioestimulação na dinâmica das estruturas ovarianas de vacas da raça Nelore, multíparas submetidas a tratamento hormonal para inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Foram utilizadas como modelo experimental cinquenta vacas multíparas, e, distribuídas em dois grupos G1 e G2 (Grupo 1 = 25 fêmeas e Grupo 2 = 25 fêmeas e um macho). No G1, grupo controle, as vacas não foram submetidas à bioestimulação (NB), e no G2 foram submetidas à bioestimulação (BE) pela presença de um touro vasectomizado. Como variáveis experimentais avaliaram-se, as taxas de concepção e prenhez, e o número de serviços por concepção. Houve significância estatística para os dados estudados entre os grupos (p<0,05). A bioestimulação influenciou positivamente a taxa de prenhez e concepção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.