Influência da presença de muco e reutilização de dispositivos de progesterona sobre a taxa de concepção em vacas Nelore
Palavras-chave:
bovinos de corte, inseminação artificial e protocolo hormonal.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da presença de muco no momento da inseminação artificial em tempo fixo (IATF), e da reutilização de dispositivos intravaginais de progesterona sobre a taxa de concepção de vacas nelore. Foram utilizadas como modelo experimental 299 vacas multíparas distribuídas em dois grupos, tratamento 1 e tratamento 2 (T1 = 150 fêmeas e T2 = 149 fêmeas). Ambos os grupos foram submetidos a tratamentos hormonais para IATF, idênticos, contudo no T1 foram utilizados dispositivos de progesterona (P4) novos, e no T2 de segundo uso. Não houve significância estatística para os dados estudados entre os grupos (p>0,05). Não havendo efeito da presença de muco que foi de 43,33% no T1 e 50,34% no T2, assim como da reutilização dos implantes intravaginais de P4, sobre a taxa de concepção observada 76% no T1 e 75,84% no T2. Logo concluísse que a presença ou ausência de muco não interferiu na fertilidade desses animais, assim como os dispositivos de P4 podem ser reutilizados em protocolos de oito dias sem comprometer a taxa de concepção.Downloads
Publicado
2015-04-01
Como Citar
de Farias, M. C., Póvoas Souto, P. F. M., da Silva Filho, M. L., de Lima, E. B., da Silva, A. C. P., Rodrigues Amorim, R. M. D., … de Lima, P. F. (2015). Influência da presença de muco e reutilização de dispositivos de progesterona sobre a taxa de concepção em vacas Nelore. Scientia Plena, 11(4). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2487
Edição
Seção
III Simpósio Sergipano de Buiatria
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.