Tratamentos clínico-cirúrgicos de mastite gangrenosa unilateral em caprinos por diferentes tipos de cicatrização
Palavras-chave:
, curetagem, glândula mamária e Staphylococcus aureusResumo
A mastite gangrenosa é a mais radical das formas de mastite, que leva a perda do úbere acometido, sendo necessário à realização de tratamento cirúrgico para retirado do tecido necrosado. Neste relato descrevem-se os aspectos clínicos e os procedimentos clínico-cirúrgicos de dois casos de mastite gangrenosa em caprinos atendidos no AGA/DMV/UFRPE onde realizou-se, em uma das cabras com isolamento de Staphylococcus aureus na secreção láctea, mastectomia radical unilateral com cicatrização por primeira intenção e no outro caso extração do tecido necrosado seguido de curetagem física e química do tecido mamário para a cicatrização por segunda intenção. Após o tratamento pós-operatório com o uso de gentamicina e flunixim meglumine, ambos os tratamentos demonstraram-se efetivos em relação à extração do tecido necrosado e prevenção da contaminação da glândula saudávelDownloads
Publicado
2015-04-01
Como Citar
Rizzo, H., Dantas, A. C., Guimarães, J. A., Honório de Melo, L. E., de Oliveira, C. C. M., Souto, P. C., … Almeida, E. L. (2015). Tratamentos clínico-cirúrgicos de mastite gangrenosa unilateral em caprinos por diferentes tipos de cicatrização. Scientia Plena, 11(4). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2475
Edição
Seção
III Simpósio Sergipano de Buiatria
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.