Avaliação da Luz Natural em Ambientes Escolares a partir de Modelagem Computacional e Sistemas de Controle de Iluminação Artificial
Palavras-chave:
Iluminância, modelo físico, modelagem computacionalResumo
O presente trabalho baseou-se na modelagem computacional como ferramenta de avaliação da dinâmica da iluminação de ambientes escolares, buscando apontar formas de controle de iluminação artificial que aumentem a eficiência destes sistemas. A iluminação natural é um condicionante importante no provimento do bem-estar e da qualidade ambiental, tendo impacto relevante na redução do uso de energia. O presente estudo teve por objetivo calcular as iluminâncias internas dos ambientes de interesse, a partir de medições in situ efetuadas por um dispositivo de medida protótipo, desenvolvido com o uso de um sensor LDR (resistor dependente de luz) e um microcontrolador Arduino®. Com os dados coletados e medidas de orientação, aberturas, área, ocupação e volume dos ambientes, foi implementado um modelo físico de modelagem computacional voltado à determinação da dinâmica da iluminação. Como resultado, obtiveram-se dados de iluminação e cenários apontando as alternativas de otimização da iluminação destes ambientes.Downloads
Publicado
2015-02-10
Como Citar
Treichel, S. Z., Ortiz, M. S., Espinoza, J. M. de A., Bastos, R. B., Jun Junior, J. N., de Brito, U. S., & Leal Alves, D. C. (2015). Avaliação da Luz Natural em Ambientes Escolares a partir de Modelagem Computacional e Sistemas de Controle de Iluminação Artificial. Scientia Plena, 11(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2464
Edição
Seção
3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica
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