Avaliação das características biométricas e da predação de estruturas reprodutivas de cabo-de-machado
Palavras-chave:
apocynaceae, Lamprosema dorisalis Walker, Diaphania esmeralda HampsonResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características biométricas e a taxa de predação de frutos e sementes de Aspidosperma discolor A. DC, espécie da família Apocynaceae, com ocorrência na Mata Atlântica de terras baixas no Estado de Pernambuco. Para a realização das análises, foram coletadas estruturas reprodutivas em dois fragmentos de floresta Atlântica situados nas cidades de Recife e Camaragibe, respectivamente. Na avaliação determinou-se comprimento, largura, espessura, peso de massa fresca e número de sementes dos frutos e por quilograma; enquanto das sementes foram obtidos diâmetro, espessura, peso de massa fresca e percentagem de predação por insetos. Constatou-se que as médias do comprimento e espessura dos frutos e do diâmetro das sementes procedentes de Camaragibe foram estatisticamente maiores, pelo teste de Mann-Whitney a 5% de probabilidade. Já as médias das larguras dos frutos, das espessuras das sementes, dos pesos de massa fresca dos frutos e sementes e o número de sementes por fruto e por quilograma não apresentaram diferenças estatísticas entre as procedências. Observou-se elevada percentagem de estruturas reprodutivas predadas por larvas dos lepidópteros Lamprosema dorisalis Walker e Diaphania esmeralda Hampson, provenientes dos fragmentos estudados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.