Promoção da saúde na escola: um estudo com professores do ensino médio

Autores

  • Marilia de Rosgso Krug Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Rui Guilherme Fernandes Pedroso Universidade de Cruz Alta - Unicruz
  • Paulo Henrique Oliveira Pedrotti Universidade de Cruz Alta - Unicruz
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Promoção da Saúde. Escola. Estratégias de ensino.

Resumo

Com o objetivo de analisar como os professores do ensino médio concebem o ensino de questões correlatas à saúde, foram entrevistados seis professores do ensino médio de uma escola estadual de um município do Noroeste do Rio Grande do Sul, que responderam a uma entrevista semiestruturada. As informações foram interpretadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma concepção de saúde vinculada, principalmente, as características e comportamentos individuais da pessoa. As principais estratégias/ações de ensino utilizadas eram aulas expositivas dialogadas e vídeos e pesquisa na internet. O ambiente onde a escola estava inserida, o descaso dos pais em relação a saúde de seus filhos e a falta de conhecimento específico do assunto emergiram como as principais dificuldades enfrentadas pelos professores para o ensino dessa temática. A maioria dos professores afirmou não ter tido nenhum preparo, na formação inicial, para o ensino de saúde na escola e os que tiveram declararam ter sido insuficiente, mas mesmo assim abordavam assuntos que eram de interesse dos alunos além da higiene e os relacionamentos sociais. Observou-se que os professores do ensino médio da escola estudada necessitam de uma qualificação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar, já que a saúde é um dos temas transversais emergentes em nossa sociedade devendo assim estar contemplada nos conteúdos de todas as disciplinas que devem prover experiências conducentes à vida sadia.

Biografia do Autor

Marilia de Rosgso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

http://lattes.cnpq.br/6505432068697489

Possui Licenciatura Em Educação Física (UFPEL) e mestrado em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Atualmente é acadêmica do curso de Doutorado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Professora adjunto do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias da Universidade de Cruz Alta (CCSA/UNICRUZ). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em: educação e saúde no contexto escolar, atividade física na promoção da saúde e atividades física, qualidade de vida e envelhecimento humano.

Rui Guilherme Fernandes Pedroso, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

http://lattes.cnpq.br/7497231489266453

Acadêmico do curso de Educação Física - Bacharelado (UNICRUZ). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Pesquisa - PIBIC/UNICRUZ.

Paulo Henrique Oliveira Pedrotti, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

http://lattes.cnpq.br/1877563219334515

Acadêmico do curso de Educação Física - Licenciatura (UNICRUZ). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão - PIBEX/UNICRUZ.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

http://lattes.cnpq.br/8752453650114092

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o primeiro pós doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e o segundo na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes. Atua também na área de educação em ciências no programa de pós-graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em temas relativos a melhoria do ensino de química, física e biologia.

Downloads

Publicado

2015-05-09

Como Citar

de Rosgso Krug, M., Fernandes Pedroso, R. G., Oliveira Pedrotti, P. H., & Antunes Soares, F. A. (2015). Promoção da saúde na escola: um estudo com professores do ensino médio. Scientia Plena, 11(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2374

Edição

Seção

Artigos