Promoção da saúde na escola: um estudo com professores do ensino médio
Palavras-chave:
Promoção da Saúde. Escola. Estratégias de ensino.Resumo
Com o objetivo de analisar como os professores do ensino médio concebem o ensino de questões correlatas à saúde, foram entrevistados seis professores do ensino médio de uma escola estadual de um município do Noroeste do Rio Grande do Sul, que responderam a uma entrevista semiestruturada. As informações foram interpretadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma concepção de saúde vinculada, principalmente, as características e comportamentos individuais da pessoa. As principais estratégias/ações de ensino utilizadas eram aulas expositivas dialogadas e vídeos e pesquisa na internet. O ambiente onde a escola estava inserida, o descaso dos pais em relação a saúde de seus filhos e a falta de conhecimento específico do assunto emergiram como as principais dificuldades enfrentadas pelos professores para o ensino dessa temática. A maioria dos professores afirmou não ter tido nenhum preparo, na formação inicial, para o ensino de saúde na escola e os que tiveram declararam ter sido insuficiente, mas mesmo assim abordavam assuntos que eram de interesse dos alunos além da higiene e os relacionamentos sociais. Observou-se que os professores do ensino médio da escola estudada necessitam de uma qualificação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar, já que a saúde é um dos temas transversais emergentes em nossa sociedade devendo assim estar contemplada nos conteúdos de todas as disciplinas que devem prover experiências conducentes à vida sadia.
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