Síntese de nanopós de Y3,98R0,02Al2O9 (R=Eu3+, Cr3+) via Sol-Gel Protéico
Resumo
Nanopós de Y4Al2O9 (YAM) puros e dopados com os íons Eu3+ e Cr3+ foram sintetizados via o método sol-gel protéico, método este que utiliza a água de coco como solvente de partida. Os nanopós foram caracterizados pela técnica de difração de raios-X (XRD). A fase Y4Al2O9 foi obtida em temperaturas de síntese de 800 ºC e 900 °C. Estas temperaturas são menores do que as mencionadas na literatura para a obtenção deste óxido via a reação do estado sólido. O tamanho médio dos cristalitos obtidos foi calculado utilizando-se a equação de Scherrer com correção do alargamento dos picos de difração gerados pelas condições experimentais.Downloads
Publicado
2011-08-15
Como Citar
Santos, D. F., & Valerio, M. E. G. (2011). Síntese de nanopós de Y3,98R0,02Al2O9 (R=Eu3+, Cr3+) via Sol-Gel Protéico. Scientia Plena, 7(7). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/229
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.