Avaliação de polifenóis e capacidade antioxidante de seis espécies da Mata Atlântica

Autores

  • Sabrina De Moraes Clemes Universidade Regional de Blumenau.
  • Alessandra Beirith Universidade Regional de Blumenau.
  • Ana Lúcia Bertarello Zeni Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Ciências Naturais

Palavras-chave:

Mata Atlântica. Plantas medicinais. Fitoquímica.

Resumo

As plantas medicinais são uma importante fonte de antioxidantes e esta atividade parece ter relação com os compostos fenólicos encontrados em cada espécie. Este estudo teve como objetivo quantificar polifenóis totais e investigar a capacidade antioxidante de seis diferentes espécies utilizadas na medicina popular: Leandra sp, Elephantopus mollis Kunth. (EM), Alternanthera dentata Moench, Sambucus australis Cham. & Schltdl, Tillandsia usneoides L. e Psidium guajava L. Extratos aquosos e etanólicos foram analisados pelo método Folin-Ciocalteu para compostos fenólicos e o método de 1,1-difenil-2-picrilhidrazil (DPPH) para avaliação da capacidade antioxidante. As concentrações de polifenóis encontradas nos extratos aquosos foi 0,26 – 12,84 mg/g e nos etanólicos foi  10,56 – 17,03 mg/g. Os índices de capacidade antioxidante em extratos etanólicos ficaram entre 17,8 a 89,4% e os extratos etanólicos 79,05 a 87,1%. A correlação obtida entre capacidade antioxidante e a quantidade de polifenóis dos extratos etanólicos testados no método DPPH foi: R2 = 0,74 e para os extratos aquosos, R2 = 0,26. Todas as espécies aqui estudadas apresentaram potencial antioxidante, com destaque para os extratos etanólicos em relação aos aquosos.


Biografia do Autor

Sabrina De Moraes Clemes, Universidade Regional de Blumenau.

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas e bolsita de iniciação científica.

Alessandra Beirith, Universidade Regional de Blumenau.

Professora de Fisiologia  do Departamento de Ciências Naturais.

Ana Lúcia Bertarello Zeni, Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Ciências Naturais

Professora de Bioquímica do Departamento de Ciências Naturais. Coordeno grupo de pesquisa interessado em aspectos químicos e biológicos sobre plantas medicinais.

Downloads

Publicado

2015-05-09

Como Citar

Clemes, S. D. M., Beirith, A., & Zeni, A. L. B. (2015). Avaliação de polifenóis e capacidade antioxidante de seis espécies da Mata Atlântica. Scientia Plena, 11(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2279

Edição

Seção

Artigos