Avaliação de polifenóis e capacidade antioxidante de seis espécies da Mata Atlântica
Palavras-chave:
Mata Atlântica. Plantas medicinais. Fitoquímica.Resumo
As plantas medicinais são uma importante fonte de antioxidantes e esta atividade parece ter relação com os compostos fenólicos encontrados em cada espécie. Este estudo teve como objetivo quantificar polifenóis totais e investigar a capacidade antioxidante de seis diferentes espécies utilizadas na medicina popular: Leandra sp, Elephantopus mollis Kunth. (EM), Alternanthera dentata Moench, Sambucus australis Cham. & Schltdl, Tillandsia usneoides L. e Psidium guajava L. Extratos aquosos e etanólicos foram analisados pelo método Folin-Ciocalteu para compostos fenólicos e o método de 1,1-difenil-2-picrilhidrazil (DPPH) para avaliação da capacidade antioxidante. As concentrações de polifenóis encontradas nos extratos aquosos foi 0,26 – 12,84 mg/g e nos etanólicos foi 10,56 – 17,03 mg/g. Os índices de capacidade antioxidante em extratos etanólicos ficaram entre 17,8 a 89,4% e os extratos etanólicos 79,05 a 87,1%. A correlação obtida entre capacidade antioxidante e a quantidade de polifenóis dos extratos etanólicos testados no método DPPH foi: R2 = 0,74 e para os extratos aquosos, R2 = 0,26. Todas as espécies aqui estudadas apresentaram potencial antioxidante, com destaque para os extratos etanólicos em relação aos aquosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.