DO PLAN INCA AO PLAN VERDE: O PERU DE UMA DITADURA MILITAR NACIONALISTA A OUTRA DITADURA CIVIL-MILITAR NEOLIBERAL
Palavras-chave:
ditadura militar, reforma agrária, Sendero Luminoso, neoliberalismoResumo
Neste trabalho discute-se o desenvolvimento político do Peru nas últimas décadas do século XX, partindo-se da ditadura militar nacionalista liderada pelo general Velasco Alvarado, passando pelo período governamental do general Morales Bermúdez, avançando pelo período democrático marcado pela presença do movimento armado Sendero Luminoso, concluindo com a ditadura neoliberal liderada por Alberto Fujimori. Destaca-se temas como a reforma agrária velasquista, a política econômica liberalizante de Bermúdez, o gravíssimo conflito armado entre as forças armadas e o sendero luminoso e o período privatista e repressivo fujimorista.Downloads
Publicado
2014-12-11
Como Citar
Ribeiro, V. V. (2014). DO PLAN INCA AO PLAN VERDE: O PERU DE UMA DITADURA MILITAR NACIONALISTA A OUTRA DITADURA CIVIL-MILITAR NEOLIBERAL. Scientia Plena, 10(12). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2254
Edição
Seção
Democracia e ditadura no Brasil e na América Latina
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.