Coliformes Totais e Termotolerantes em água de nascentes utilizadas para o consumo humano na zona rural do município de Varre-Sai, RJ
Palavras-chave:
Água, Coliformes, Zona Rural.Resumo
A maior parte das zonas rurais do Brasil não recebe água tratada, e a população destas áreas utilizam nascentes ou poços para o seu consumo diário, sem controle de potabilidade. Desta maneira, a água se torna uma via de transmissão de doenças causadas, em sua maioria, por patógenos de origem entérica. Por isto, o objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade microbiológica da água de duas nascentes da zona rural do município de Varre-Sai, RJ. As amostras foram coletadas durante sete meses e analisadas pelo Método dos Tubos Múltiplos para detecção de coliformes totais e termotolerantes. Foi verificado contaminação em quatro amostras do ponto 01, com máximo de 1600 NMP/100mL, enquanto o ponto 02 apresentou contaminação em apenas duas amostras, com o máximo de 23 NMP/100mL. A presença de estruturas protetoras no ponto 02 e a ausência destas no ponto 01 pode ter contribuído para estas diferenças. A construção de estruturas de proteção das nascentes associada à preservação de vegetação natural pode influenciar positivamente na qualidade da água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.