Avaliação do potencial energético das cascas de coco verde para aproveitamento na produção de briquetes
Palavras-chave:
biomassa, energia, briquetes.Resumo
Considerando a alta geração de biomassa residual do coco verde na cidade de Maceió-AL em função do consumo do fruto por parte das indústrias de envase de água de coco e do consumo in natura dos frutos vendidos por comerciantes da orla de Maceió, estimados em 270 mil frutos por ano, o presente trabalho caracteriza o potencial energético das cascas de coco verde para utilização deste resíduo na forma de briquete como substituinte à lenha, na maioria das vezes oriunda de fonte ilegal, para obtenção de energia térmica em fornos industriais. Avaliou-se o potencial energético da biomassa, suas características físico-químicas pré e pós-briquetagem e os processos envolvidos nesta produção a partir da casca do coco verde. Os resíduos, após processamento, foram classificados em pó e fibra, apresentando poder calorífico de 18,48 e 19,47 MJ/kg, respectivamente. Analisou-se, ainda, o mercado de briquetes da cidade, desde os principais fabricantes aos atuais e possíveis consumidores, identificando um grande espaço no comércio para o uso do briquete de casca de coco verde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.