Flora vascular de um inselbergue na mesorregião do sertão paraibano, nordeste do Brasil
Palavras-chave:
Ambientes rochosos, Caatinga, Riqueza florísticaResumo
Inselbergues ou ilhas montanhosas são elevações rochosas geralmente monolíticas, constituídos geologicamente por granitos. Essas formações apresentam condições ecológicas peculiares e constituem excelentes fontes de estudos ecológicos e diversidade florística. Este trabalho objetivou identificar a flora vascular de um inselbergue no município de Patos, mesorregião do sertão paraibano e listar os gradientes altitudinais das espécies na área de estudo. O trabalho foi desenvolvido no inselbergue Espinho Branco, localizado a sudoeste do município de Patos, entre os meses de Abril 2012 a Julho 2013. Coletas botânicas foram realizadas mensalmente, seguindo a metodologia usual em taxonomia, sendo o inselbergue dividido em três gradientes altitudinais: base (250-305m), porção mediana (305,1-360m) e topo (360,1-415m). As identificações foram realizadas principalmente através da análise morfológica dos espécimes com o auxílio de microscópio-estereoscópio. A flora da área estudada está representada por 102 espécies pertencentes a 85 gêneros e 45 famílias. As seis famílias mais representativas foram Euphorbiaceae (12 spp.), Fabaceae (12 spp.), Malvaceae (07 spp.), Convolvulaceae (06 spp.), Asteraceae (04 spp.) e Poaceae (04 spp.). O hábito predominante entre as espécies identificadas na área foi o herbáceo. Do total de espécies registradas para o inselbergue doze são endêmicas do Bioma Caatinga e onze são novas ocorrências para o estado da Paraíba. Entre os gradientes altitudinais estabelecidos a base do inselbergue foi a porção que apresentou maior riqueza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.