Flora vascular de um inselbergue na mesorregião do sertão paraibano, nordeste do Brasil

Danielly da Silva Lucena, Maria de Fátima de Araújo Lucena, Jair Moisés de Sousa, Rafael Francisco Lopes Silva, Pierre Farias de Souza

Resumo


Inselbergues ou ilhas montanhosas são elevações rochosas geralmente monolíticas, constituídos geologicamente por granitos. Essas formações apresentam condições ecológicas peculiares e constituem excelentes fontes de estudos ecológicos e diversidade florística. Este trabalho objetivou identificar a flora vascular de um inselbergue no município de Patos, mesorregião do sertão paraibano e listar os gradientes altitudinais das espécies na área de estudo. O trabalho foi desenvolvido no inselbergue Espinho Branco, localizado a sudoeste do município de Patos, entre os meses de Abril 2012 a Julho 2013. Coletas botânicas foram realizadas mensalmente, seguindo a metodologia usual em taxonomia, sendo o inselbergue dividido em três gradientes altitudinais: base (250-305m), porção mediana (305,1-360m) e topo (360,1-415m). As identificações foram realizadas principalmente através da análise morfológica dos espécimes com o auxílio de microscópio-estereoscópio. A flora da área estudada está representada por 102 espécies pertencentes a 85 gêneros e 45 famílias. As seis famílias mais representativas foram Euphorbiaceae (12 spp.), Fabaceae (12 spp.), Malvaceae (07 spp.), Convolvulaceae (06 spp.), Asteraceae (04 spp.) e Poaceae (04 spp.). O hábito predominante entre as espécies identificadas na área foi o herbáceo. Do total de espécies registradas para o inselbergue doze são endêmicas do Bioma Caatinga e onze são novas ocorrências para o estado da Paraíba. Entre os gradientes altitudinais estabelecidos a base do inselbergue foi a porção que apresentou maior riqueza.


Palavras-chave


Ambientes rochosos; Caatinga; Riqueza florística

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.