Desenvolvimento in vitro de Laeliocattleya schilleriana Rolfe utilizando meios de cultivo simplificados.
Palavras-chave:
Desenvolvimento in vitro, híbridos, orquídeas.Resumo
A propagação massal via semeadura in vitro constituí ferramenta indispensável para propagação das principais espécies de orquídeas comerciais, por exemplo, Laeliocattleya schilleriana Rolfe, espécie de grande importância na obtenção de híbridos. Devido a este fator, o presente trabalho teve por objetivo estudar aspectos do desenvolvimento in vitro desta espécie mediante a avaliação do efeito do meio de cultura ½MS, e de dois meios à base de fertilizantes, Hyponex e Kristalon laranja. Após 180 dias de cultivo, inferiu-se que o meio de cultura mais eficiente para o desenvolvimento in vitro de plântulas foi o meio Hyponex, que apresentou as maiores médias para todas as variáveis biométricas avaliadas, podendo dessa forma, ser utilizado comercialmente por pequenos produtores por apresentar menor custo de produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.