Estimativa do balanço hídrico climatológico e classificação climática pelo método de Thornthwaite e Mather para o município de Aracaju-SE
Palavras-chave:
evapotranspiração, clima, Normal Climatológia.Resumo
A análise dos dados meteorológicos de determinada região é uma importante ferramenta para a gestão ambiental, sendo o balanço hídrico climatológico (BHC) um dos mais utilizados para caracterizar as entradas e saídas da água no sistema. O BHC serve ainda para classificar o clima por meio da Normal Climatológica, podendo ao longo do tempo verificar variações climáticas em uma mesma localidade. O objetivo do trabalho foi realizar o balanço hídrico e a classificação climática pelo método de Thornthwaite e Mather (1955) para o município de Aracaju-SE. O estudo foi realizado no município de Aracaju-SE, obtendo os dados diretamente do INMET referente ao período de 1961 a 1990 utilizando a estimativa do balanço hídrico por meio do método proposto por Thornthwaite e Mather, sendo realizada também a classificação climática para o mesmo período. Após as análises dos dados, verificou-se que o balanço hídrico apresentou uma evapotranspiração real (ETR) e potencial (ETP) de, respectivamente, 1228,79 e 1544,78 mm, um déficit hídrico de 315,98 mm e um excesso hídrico de 366,20 mm. Quanto à classificação climática, foi encontrado o clima C2rA’a’, sendo caracterizado como um clima sub-úmido, com déficit pequeno ou nulo de água (nos meses de menor precipitações), megatérmico. Portanto, a partir da utilização dos dados de precipitação total mensal e temperatura média mensal foi possível realizar o balanço hídrico climatológico e, adotando os seus dados de entrada pôde-se classificar climaticamente o município de Aracaju-SE pelo método de Thornthwaite (1948).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.