Cinética de adsorção de Cr(VI) de soluções aquosas usando sementes de acerola
Palavras-chave:
cromo hexavalente, sementes de acerola, adsorçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de utilização de sementes de acerola (Malpighia emarginata) na remoção de Cr(VI) de soluções aquosas. Na obtenção do biossorvente foi utilizado tratamento térmico à temperatura de 170 °C, sendo posteriormente triturado e classificado granulometricamente. A determinação de Cr(VI) foi feita por espectrofotometria UV-visível através da complexação com 1,5-difenilcarbazida, medindo a absorbância no comprimento de onda de 540 nm. Os experimentos foram realizados a 25 ± 1°C, variando o tempo de contato de 10 a 140 minutos, o pH 2, 5, 7 e 8 e a massa de adsorvente de 0,1 a 0,6 gramas. A remoção média de Cr(VI) foi de 66% utilizando 0,1 g de biossorvente, pH 2 no tempo de equilíbrio de 120 min. A adsorção de Cr(VI) seguiu o modelo cinético de segunda ordem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.