Deltas de Maré Vazante e Erosão Costeira na Atalaia Velha e no Mosqueiro, Aracaju (SE) no período de 1965 a 2008
Palavras-chave:
linha de costa, progradação, desembocaduras fluviaisResumo
As linhas de costa associadas às desembocaduras fluviais são ambientes altamente instáveis devido à forte influência das ondas, marés, correntes, descargas fluviais e, principalmente, da dinâmica dos deltas de maré vazante. Este trabalho tem como objetivo identificar os mecanismos responsáveis pelas modificações ocorridas na configuração da linha de costa nas praias da Atalaia Velha e do Mosqueiro, localizadas no município de Aracaju, Sergipe. A metodologia consistiu no mapeamento multitemporal da linha de costa e do delta de maré vazante no ArcGis© 9.3.1. Para o mapeamento da linha de costa, foram utilizados mapas históricos de 1894, 1914, 1927, 1946; fotografias aéreas de 1965, 1971 e 1984; e imagens de satélite Quickbird de 2003 e 2008. A partir da análise dos mapas históricos foi possível caracterizar o processo de evolução dos bancos arenosos e as mudanças morfológicas na linha de costa da desembocadura do rio Sergipe. A análise multitemporal mostrou que no período de 1965 a 2003, ocorreu progradação, e no período de 2003 a 2008 ocorreu erosão da linha de costa nas praias da Atalaia Velha. No Mosqueiro, ocorreu progradação da linha de costa no período de 1965 a 1984 e erosão no período subsequente, de 1984 a 2008. Este trabalho serve de subsídios para o planejamento urbano e ambiental da área investigada.Downloads
Publicado
2015-01-09
Como Citar
Kalil Rodrigues, T., Vieira de Jesus, L., Gavazza da Silva, M., Silva Pereira, D. A., dos Santos Feitosa, E. S., da Silva Andrade, A. C., … de Oliveira Lavenére-Wanderley, A. A. (2015). Deltas de Maré Vazante e Erosão Costeira na Atalaia Velha e no Mosqueiro, Aracaju (SE) no período de 1965 a 2008. Scientia Plena, 11(1). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2074
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.