Prospecção tecnológica de reconhecimento de gestos através de dados obtidos com o kinect
Palavras-chave:
Prospecção, reconhecimento de gestos, kinect.Resumo
O reconhecimento de gestos consiste em mapear uma sequencia ordenada de poses de um indivíduo por meio de dados obtidos de um sensor. Muitas das vezes esses sensores são câmeras, que permitem reconhecer as poses através de análise de imagens. Mas, desde o surgimento do Kinect em novembro de 2010, o processo de reconhecimento de gestos ficou mais interessante pois, além de poder analisar imagens do tipo RGB, como as fornecidas por uma câmera convencional, ainda pode-se obter a profundidade de cada pixel da imagem, possibilitando a criação um modelo de observação 3D de cada pose. Assim, este trabalho apresenta o mapeamento dos produtos já desenvolvidos, analisando as potencialidades e a evolução das competências tecnológicas traduzidas através dos depósitos de patentes no que se refere à construção de sistemas reconhecedores de gestos, usando o Kinect como sensor de obtenção de dados. Na análise dos resultados o Brasil foi um dos países que menos depositou patentes, o que possibilita o desenvolvimento de produtos e de tecnologias nessa linha, já que estão sendo pouco exploradas no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.