Comportamento da linha de costa e ocupação humana na Atalaia Velha e no Mosqueiro, Aracaju, SE
Palavras-chave:
erosão costeira, áreas progradadas, geoprocessamentoResumo
O presente trabalho visa identificar as alterações na configuração da linha de costa e sua relação com a ocupação antrópica da Atalaia Velha e do Mosqueiro, Aracaju-SE. A metodologia consistiu no mapeamento multitemporal da linha de costa e da ocupação antrópica no programa de geoprocessamento ArcGis© 9.3.1 e, em trabalhos de campo. Este estudo mostrou que a morfologia da linha de costa da Atalaia Velha e do Mosqueiro foi fortemente alterada ao longo do período de 1965 a 2008. Após eventos de acumulação costeira ocorridos na Atalaia Velha no período de 1965 a 2003 e no Mosqueiro entre 1965 e 1984, a ocupação humana se expandiu sobre as áreas progradadas. No entanto, em 2005, 2007 e 2008, o recuo da linha de costa causou a destruição parcial e/ou total de estruturas antrópicas, gerando prejuízos sócio-econômicos. Este trabalho serve de subsídios ao planejamento urbano e ambiental da área investigada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.