Substratos alternativos para produção de mudas de alface e couve em sistema orgânico
Palavras-chave:
Lactuca sativa, Brassica oleracea, esterco bovinoResumo
O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes substratos alternativos na produção de mudas de alface e couve em sistema orgânico. O trabalho foi conduzido na área experimental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, município de Glória de Dourados, MS, em estufa plástica. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos avaliados foram: T1: substrato comercial (Bioplant®), T2: composto de esterco bovino, T3: vermiculita, T4: palha de café, T5: composto de esterco bovino (50%)+vermiculita (50%), T6: composto de esterco bovino (75%)+vermiculita (25%), T7: composto de esterco bovino (25%)+vermiculita (75%), T8: composto de esterco bovino (50%)+palha de café (50%), T9: composto de esterco bovino (75%)+palha de café (25%), T10: composto de esterco bovino (25%)+ palha de café (75%), T11: vermiculita (50%)+palha de café (50%), T12: vermiculita (75%)+palha de café (25%), T13: vermiculita (25%)+palha de café (75%), T14: composto de esterco bovino (50%)+vermiculita (25%)+palha de café (25%), T15: composto de esterco bovino (25%)+vermiculita (50%)+palha de café (25%), T16: composto de esterco bovino (25%)+vermiculita (25%)+palha de café (50%). Pelos resultados obtidos, a utilização de substrato formulado a partir de esterco bovino misturado em proporções com a vermiculita apresenta-se como uma alternativa ao substrato comercial na produção de mudas de alface e couve em sistema de bandejas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.