Gestão do conhecimento na implementação de um processo de inovação

Marcia Rohr da Cruz, Maria Emilia Camargo, Eliana Andrea Severo, Cristine Hermann Nodari, Pelayo Munhoz Olea, Eric Dorion

Resumo


A mudança de paradigma pela visão do indivíduo dentro de um contexto de modernidade e globalização, com uma visão abrangente e universal do pensamento complexo, deve levar em consideração o todo, o desenvolvimento cognitivo, e a inserção da autonomia substituindo as relações de autoridade. Nesse contexto o estudo visou conhecer o processo de inovação de uma fabricante de molas pneumáticas e, a partir disso, realizou-se uma análise de como as ações de inovação transcorreram no processo apresentado. Este estudo teve caráter exploratório, onde o instrumento de coleta de dados foi a entrevista, a qual foi interpretada e percebeu-se que a empresa não utiliza as ferramentas de gestão do conhecimento, por isso os processos de inovação apresentam dificuldade especialmente no que diz respeito à implementação de uma nova tecnologia. Faz-se necessário uma visão voltada para a gestão do conhecimento, da complexidade e da aprendizagem para vislumbrar uma inovação sustentável.

Palavras-chave


Conhecimento; Inovação; Complexidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.